Idade Moderna - Contra - Reforma

Menu:

Contra - Reforma

A Contra-Reforma (Reforma Católica, ou seja, reforma interna), foi montada para eliminar os abusos do protestantismo,combater o avanço do protestantismo, e reafirmando a doutrina católica. Fizeram uma reforma geral na Igreja, a primeira medida, foi à expulsão dos corruptos e cancelando a venda da indulgência. Os dogmas católicos foi o único que não mudou, pois o papa é infalível quando fala de religião.

Instrumento célebre e importante da Contra-Reforma foi o Tribunal do Santo Ofício, da famigerada Santa Inquisição, no século XVI até o século XVII. Quem ia contra a fé católica, era torturado e julgado. Nos países católicos, livros considerados heréticos eram destruídos e seus autores corriam risco de prisão.

Os Judeus se convertiam em cristãos novos, devido a perseguição.

Mulheres que foram acusadas de terem pacto com o Satanás, eram torturadas e queimadas como feiticeiras ou bruxas. Pois, a peste, doença do gado, impotência sexual, secas ou enchentes, magia negra, bastava ter a desconfiança e pronto, condenação na certa!


 

 OBJETOS DE PERSEGUIÇÃO INQUISITORIAL=HERESIA=  ADVERTÊNCIA/MULTA, PRISÃO OU EXECUTAÇÃO NA FOGUEIRA

Com toda a campanha para divulgar as idéias da Contra-Reforma, não conseguiram eliminar o protestantismo, só evitou que se espalhasse mais ainda.


 


  Curiosidades:

A Bíblia contém narrativas sobre pessoas jogadas em fornalhas, covas de leões e barrigas de monstros e que, por terem fé em Deus, sobreviveram sem dor.

Filósofo Giordano Bruno foi queimado na fogueira porque escreveu que o Universo era infinito.

Galileu quase foi condenado porque apoiou a Teoria Heliocêntrica de Copérnico, que se baseia no seguinte, a Terra anda em torno do Sol.