Menu:

Uma pequena introdução sobre o Barroco ...

Como dito no tópico sobre o renascimento, o barroco se iniciou no final do século XVI, na contra reforma.

 O termo barroco surgiu na Espanha, e significa a desiginação de pérolas irregulares.

Apesar da origem espanhola, o barroco se concretizou de fato na Itália, onde foi mais irradiado do que em outros países da Europa.

 Na América, o pouco que o barroco se propagou foi devido á vinda dos colonizadores portugueses e espanhóis.

{ Para mais informações, clique aqui  =D }

 

Vídeo:

O clipe do R.E.M – Losing My Religion, é feito com base nas características do barroco, mais especificamente nas obras de Caravaggio.  Analisando o vídeo, podemos perceber as seguintes características:

1. Logo no início, percebe-se que o cenário é a quase ausência de luz e muita sombra. O cantor sentado na cadeira, ao decorrer do clipe, dá uma sensação de dramaticidade, juntando com o jogo de luz e sombra. Essa dramaticidade é uma característica essencial do barroco. A imagem do cantor sentado é uma cópia da obra Penitent Magdalene, de Caravaggio.

2. O cantor com asas de anjo, na segunda parte, é a obra Amor Vincit Omnia, de Caravaggio também.

3.O anjo que aparece no céu, reforçando o outro tópico, dá a percepção que a igreja está muito influente no período barroco. Devido ao abalo das reformas religiosas, o barroco ajudou a fixar a igreja católica, no período da contra- reforma. No renascimento, a religião é expressa de uma forma muito racional, e já no barroco, essa racionalidade se transforma em sentimento e muita expressão.

4. O direito divino dos reis é defendido pela Igreja Católica (era justamente isso que os prostestantes das reformas religiosas queriam romper) e também pelo Estado Absolutista, que estava se consolidando, representado pela figura dos militares no clipe. É por isso também que o barroco nasce em Roma, sede do catoliscismo.

5.O anjo na cruz é a obra de Caravaggio Christ at Column.

6.A mulher que aparece logo em seguida, mostra outras características do barroco, como: linhas curvas, as vestes e o uso do dourado. Representa também a força da burguesia.

7.A parte em que aparece dois anjos juntos e um deles cai, e o outro dá a mão, aparece para mostrar uma conciliação e a difenreça entre o bem x mal, céu x inferno, razão x emoção, antropocentrismo x teocentrismo ( Deus x homem). O quadro é de Michelangelo (artista renascentista), O oratório de Páscoa.

8.A parte dos homens segurando os anjos é do quadro de Caravaggio The Raising of Lazarus, que ainda define a relação Deus x homem e o poder divino x poder humano.

9.A construção da águia representa a consolidação do absolutismo, no século XVII. A águia representa a força e o poder.

Outras características percebidas em muitas das cenas é o ilusionismo, como a impressão de vermos o céu tamanha é a intensidade da cena.

Outra característica é a forma de usar a iluminação, especialmente Caravaggio, que chama a atenção da luz sem usar a luz solar, como por exemplo, as cenas do absolutismo no vídeo.